Tudo posso naquele que me fortalece....

Seja bem-vindo!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Fariseu e o Publicano.

Certo dia duas pessoas foram ao templo para orar. Os dois entraram no templo e cada qual fez sua oração. O primeiro chegou diante do altar, ergueu suas mãos para o alto (era costume da época) e orou:
- Oh! Senhor eu te agradeço porque não sou uma daquelas pessoas que não dão coletas, que vivem de negócios desonestos como, por exemplo este homem que se encontra ali no fundo do templo. Eu não sou ruim, duas vezes por semana eu me purifico. Dou a décima parte de tudo que ganho para a igreja.
Assim continuou a apresentar a Deus tudo de bom que ele fazia.

O segundo agiu de forma bem diferente do anterior. Não teve nem coragem de erguer as suas mãos. Nem sequer ergueu a cabeça. Ele estava certo que era pecador e que não tinha nada para se gabar diante de Deus. Só  tinha condições de bater no peito e dizer:
Senhor, eu sou um pecador, minha vida está cheia de erros, tenho prejudicado o meu próximo, não sou  merecedor de nada, mas tenha misericórdia de mim, e dá-me o teu perdão.

Com qual das orações Deus se  alegrou?

O primeiro chegou diante do Senhor falando de sua vida e de como ele era bom e de quantas boas  obras tinha feito.

O segundo veio, com mãos vazias, confessou sua vida cheia de erros. Ele não  tinha nada para apresentar. Somente uma coisa ele queria: perdão pelos seus pecados, e, salvação que só Deus pode dar.

Jesus disse que o segundo fez certo e orou corretamente. Ele demonstrou humildade e confiança total. Sua vida, cheia de faltas e enganos, não estava certa. Mas a sua humildade e confiança de dizer isto ao Senhor, a certeza de que o Senhor poderia dar –lhe o perdão fez com que Jesus concluísse dizendo: “Uma coisa é certa! Quem voltou para casa perdoado foi o publicano. Aquele que realmente veio para ser perdoado”.

"Senhor Deus, que sejamos humildes como aquele publicano, e possamos reconhecer os nossos erros e fraquezas diante de Ti..."

                                                                                      Sônia

Baseado em Lucas 18.9-14

Fariseu: Membro de um grupo de judeus que obedecia a leis religiosas rígidas. Os fariseus viveram na Judéia, Palestina, no tempo de Jesus. Não mantinham relações com os não-crentes ou com os judeus estranhos ao seu próprio grupo. Os fariseus consideravam-se mais justos e santos do que os outros em geral.

Publicano: Rendeiro ou adjudicatário do Estado, encarregado da arrecadação de impostos. (O excesso de zelo de muitos deles tornou impopular o termo publicano.)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário